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Em ano de pandemia, Maluf destaca orientações aos gestores e fiscalização dos gastos

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Mesmo com todos os problemas envolvendo a pandemia do novo coronavírus, o presidente do Tribunal de Contas de Mato Grosso (TCE-MT), conselheiro Guilherme Antonio Maluf, classificou o ano de 2020 como positivo para o órgão de controle externo, que segundo ele, aumentou sua produtividade e cumpriu a missão constitucional de orientar os gestores e fiscalizar os gastos investidos no combate à Covid-19.

“Estamos concluindo o primeiro ano do nosso mandato e avalio como extremamente positivo, do ponto de vista em que atravessamos muitas turbulências por conta da pandemia. O Estado como um todo não estava preparado, a administração pública não estava preparada para uma pandemia que trouxe cruéis acontecimentos, como a morte de muitas pessoas. Mas o TCE-MT continuou produzindo e essa talvez foi a minha maior missão, manter essa instituição produzindo e cumprindo sua missão constitucional de durante a pandemia. Passamos a funcionar de uma forma diferente, com a implementação do teletrabalho, mas aumentamos a nossa produtividade”, afirmou o presidente do TCE-MT.

O TCE-MT foi um dos primeiros órgãos públicos do Estado a paralisar as suas atividades de forma presencial e determinar o teletrabalho. Ainda no mês de março, começaram as orientações para os gestores estaduais e municipais promoverem ações de combate à pandemia.

“As sessões foram realizadas por videoconferência para o julgamento dos processos. Fizemos auditorias externas, nas quais os nossos auditores estiveram in loco nas Unidades de Terapia Intensiva (UTI) vendo se os leitos estavam prontos para receber os pacientes com Covid. Internamente, o TCE-MT fez o seu dever de casa, monitorou todos os testes dos colaboradores, além de implementar o protocolo de biossegurança, por meio do qual mapeamos todos os casos suspeitos e confirmados. Temos esses dados na mão para poder trabalhar hoje com um pouco mais de segurança”, comentou o conselheiro Guilherme Maluf.

O presidente do TCE-MT também destacou a parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) para a manutenção de 87 respiradores mecânicos sem condições de uso na rede pública hospitalar do Estado. O TCE-MT investiu R$ 500 mil para a recuperação dos equipamentos para a utilização no tratamento dos pacientes acometidos pela Covid-19.

“Além do controle externo e orientação aos gestores, o TCE-MT fez o investimento para a recuperação dos respiradores mecânicos. Esse convênio com o Senai foi altamente positivo e os respiradores devolvidos para a sociedade salvaram vidas”, garantiu Maluf.

O Radar Covid-19, painel de análise e monitoramento do coronavírus em Cuiabá, Mato Grosso, Brasil e Mundo também foi abordado pelo presidente do TCE-MT como ação importante de 2020. A ferramenta é atualizada diariamente e permite os gestores e cidadãos acompanharem os casos, estrutura hospitalar disponível por município, projeção da população de risco e quanto foi investido para combate à pandemia.

“O Radar Covid-19 foi muito importante, mostrou avanços importantes na Tecnologia da Informação e na Comunicação, por meio dele levamos informações para os gestores de forma fácil e ágil. A ferramenta é um grande avanço para a sociedade”, pontuou.

Para 2021, o presidente do TCE-MT afirmou que o órgão de controle externo vai manter o protocolo de biossegurança até o momento em que a vacina for aplicada e continuar avançando nas ações mesmo atuando em teletrabalho. (Com assessoria)

Fonte: https://www.olhardireto.com.br/noticias/exibir.asp?id=480299&noticia=em-ano-de-pandemia-maluf-destaca-orientacoes-aos-gestores-e-fiscalizacao-dos-gastos&edicao=2